terça-feira, 29 de maio de 2012

Liderança e Sustentabilidade

A questão sócio ambiental se insere nesta mudança profunda em andamento na sociedade e no meio empresarial, numa trajetória que tem-se verificado que a lógica isolada de maximização do lucro empresarial no curto prazo está sendo questionada quanto à obtenção de outros objetivos como a proteção do meio ambiente e realização de investimentos sociais.
O processo de liderança assume um papel central em busca de um balanço equilibrado de desempenho econômico, ambiental e social, apontando que as estratégias voltadas ao desenvolvimento sustentável são conduzidas, especialmente, por líderes visionários. No entanto, ressalta-se a fragilidade do comprometimento da organização para com os objetivos da sustentabilidade, quando esta depende de um único líder visionário. O fenômeno da liderança nas organizações vem tratando a sustentabilidade corporativa como a incorporação de aspectos sociais e ambientais na definição da estratégia, na operação do negócio e nas interações com stakeholders.
O papel deste novo líder inclui ações como a criação de uma cultura organizacional voltada para o desenvolvimento sustentável. Isto os leva a atuarem diretamente na implementação de mudanças nos sistemas, estratégias e estrutura organizacional, visando criar a coerência necessária para o desenvolvimento desta abordagem, devendo atuar também na criação de mecanismo de monitoração dos resultados provenientes destas ações. É imperativo relevar que a sustentabilidade requer uma nova ordem mundial, associada a uma profunda mudança de atitude das pessoas, de atitude empresarial, de postura dos novos líderes sócio ambientais e, sobretudo, na visão e na cultura disseminada frente às questões voltadas ao desenvolvimento sustentável. Ser sustentável não quer dizer ser responsável com o meio ambiente apenas; significa adotar uma postura de responsabilidade social, ambiental e econômico.
Por Elisabethe Mendes

0 comentários:

Postar um comentário