A
mobilização para o evento mundial organizado pela ONG WWF está chegou em 102
cidades brasileira .
448
monumentos importantes do País ficaram com as luzes apagadas entre eles: Mercado
Municipal, em São Paulo (SP); o Cristo Redentor e os Arcos da Lapa, no Rio de
Janeiro (RJ); o Farol da Barra e o Elevador Lacerda, em Salvador (BA); o
Monumento a Bento Gonçalves, em Porto Alegre (RS); e o Mercado Central de Porto
Velho (RO) e o Horto Florestal de Rio Branco (AC). Nós da Faculdade Sagrada Família entramos nessa ação global. Passamos pros acadêmicos da FASF a importância de não desperdiçar nossos recursos naturais e conscientizá-los da importância da economia desses recursos e de energia.
Milhões de pessoas se mobilizam durante 60 minutos com as luzes apagadas em prol da sustentabilidade. Ano passado essa ação mobilizou mais de 1 bilhão de pessoas de todas as partes do mundo. Junte- se a nós! Estaremos realizando dia 30 de março na Faculdade Sagrada Família as 20:30h. A hora de mudarmos o mundo é agora!
A preservação da vida e do meio ambiente depende exclusivamente de nossas atitudes. Para a manutenção dessa "máquina", a qual denominamos vida, é necessário que criemos hábitos saudáveis com o meio ambiente, pois se os seres humanos continuarem extravagando os recursos que a natureza nos dá, posteriormente arcaremos com consequências drásticas.
A letra da música "Herdeiros do Futuro" na voz de Leandro e Leonardo, é composta por Toquinho e Elifas Andreato, a qual retrata a questão ambiental e o rumo que as nossas atitudes podem dar ao nosso futuro.
O vídeo acima mostra um trecho do filme “Os delírios de consumo” de Becky Bloom, retratando muito bem o cotidiano de muitas pessoas no mundo todo.
A moda, a vaidade, a concorrência trás para a vida das pessoas o consumo excessivo de produtos para satisfação pessoal, porém, hoje em dia está quase impossível se satisfazer, pois a globalização nos dá novidades o tempo todo, e o nosso instinto de consumo grita mais alto. Devido ao consumo excessivo dos seres humanos, o meio ambiente sofre, como por exemplo, com o descarte incorreto de seus pertences, ou então, comprar aquilo que não tem necessidade agride tanto o meio ambiente quanto o nosso bolso.
O Consumo consciente necessita de apenas de duas perguntas antes de comprar qualquer coisa: - Eu realmente NECESSITO desse produto? Ou é apenas mais um capricho de satisfação?
Vamos analisar...
Quantas vezes você já comprou coisas por que estavam com desconto, ou por que achou estupidamente bonita e que sequer tirou a etiqueta?
Quando você quer se desfazer de seus “caprichos” o que você faz? Joga-os no lixo? Vende? Doa?
De todos os produtos e artimanhas que você usa para sustentar sua aparência, você já parou para pensar como eles podem agredir a sustentabilidade do nosso meio? Você já sufocou sua conta com os cartões de créditos em compras desnecessárias?
É! Está na hora de pensarmos um pouco mais antes de comprar sem ter necessidade e analisar algumas atitudes que podem melhorar a nossa qualidade de vida e do ambiente em que vivemos.
Vamos nessa?
Que fim levam os calçados esportivos que não tem mais condições de uso? Certamente, as pessoas os jogam no lixo.
A marca Adidas, juntamente com a empresa de logística reversa e gestão ambiental, a RCRambiental, pensaram nos impactos ambientais que esses calçados poderiam causar devido ao descarte incorreto, e criaram o programa da "Pegada Sustentável". Uma grande jogada da logística reversa! Esse programa dá ao consumidor a oportunidade de se desfazer de seu bem de consumo de forma consciente sem que agrida o meio ambiente. As lojas e outlets da Adidas estão recebendo os calçados esportivos (qualquer marca) que não possam mais serem utilizados, para o adequado descarte. Logo, o material é descaracterizado e transformando em combustível para fornos de cimento.
Essa ideia começou na grande São Paulo, porém, à partir do mês de Março/2012 estará disponível nas diversas regiões do país.
Com a SUSTENTABILIDADE é assim: Para tudo há uma utilidade!
Os impactos ao meio ambiente estão preocupando cada vez mais grande parte da população no mundo todo. A tecnologia pode ajudar a amenizar esses impactos através de jogos em redes sociais, que por sua vez incentivam a ter um estilo de vida mais sustentável e consciente.
A plataforma social Beehave, criada por Marcus Ghedini e Rafael Clemente,trás esse incentivo no jogo através de situações cotidianas, onde o jogador terá que escolher ações que fez durante o dia ou semana, e essas ações quando realizadas e marcadas no painel, acumulam pontos. Segundo os criadores, o objetivo do jogo é atingir qualquer nível da população, desde aqueles que são leigos sobre o assunto até os que já estão antenados. Nem todo mundo gosta do assunto, porém, essa abordagem torna o recado mais leve, atrativo, com conteúdo e não perde o foco.
No final de 2011, foi lançado o aplicativo para o facebook e iphone, mas ainda não foi bem divulgado, pois está em fase de teste e validação do conceito.
Acesse http://www.beehave.com.br/ faça seu cadastro e contribua com sua opinião para a melhoria dessa magnifica iniciativa, pois visualizar os problemas cotidianos de forma interativa pode ajudar a resolvê-los na vida real. Participe!
É isso mesmo! Ovinhos
de páscoa foram lançados em embalagens à base de celulose pela empresa
canadense Ganong Bros Ltd. Essas novas embalagens podem substituir os filmes
plásticos, pois o novo material é um filme à base de celulose, transparente e
tem uma barreira maior contra o oxigênio e a umidade garantindo a qualidade do
produto, sendo ele renovável e compostável, denominado NatureFlex NKR. A polpa da madeira são de fornecedores que tenham plantações controladas e com as práticas legais de manejo florestal.
Esse
material é considerado adequado auxiliando o desvio de resíduos orgânicos dos
aterros porém, no Brasil essa tecnologia ainda é escassa.
No mundo todo há a preocupação com as sacolas plásticas que
não são mais utilizadas, e o destino que elas tomam em relação ao meio ambiente
e seu tempo de decomposição.
A designer chilena Camila Labra, está preocupada com a
sustentabilidade, e observou que em períodos de chuvas as pessoas usavam sacolas
plásticas por cima dos sapatos para não molhar, e logo teve a brilhante idéia de
confeccionar botas desse mesmo material, chamadas “Daccas”.
Para cada par de “Daccas” a artista utiliza em torno de oito
sacolas plásticas, e as cores variam de acordo com as estampas das sacolas já
existentes. Por dentro, elas são
confortáveis e revestidas com tecidos que impedem a transpiração.
É, galera! Até a moda está ficando cada vez mais
sustentável!
Hoje, Dia Mundial da Água, a ministra do Meio Ambiente,
Izabella Teixeira junto do presidente da Agência Nacional das águas, entre
outros, farão um evento de comemoração ao Dia Mundial da água às 18h, em
Brasília.
Nesse evento, serão divulgados sites e convênios sobre
recursos hídricos, como também serão lançados publicações e assinados de
cooperação.
FONTE: Portal Planalto
Hoje, dia 22/03 é comemorado o Dia Mundial da Água. No nosso dia-a-dia, devemos sempre pensar no meio ambiente, inclusive a água, pois no nosso planeta temos poucas fontes de água potavel.
Assim, fica a dica que o Shopping Palladium está divulgando no dia de hoje. Vale a pena conferir!
Os Natureco é um
grupo composto por 12 estudantes do curso de Administração, o qual foi criado a
partir de um projeto da Faculdade Sagrada Família na cidade de Ponta Grossa/PR, tendo como o objetivo a conscientização e desenvolvimento da
SUSTENTABILIDADE para melhorias da nossa qualidade de vida e do ambiente em que
vivemos.